SUCESSO DO CONGRESSO ISM NA ALEMANHA SOBRE COP30

O Instituto Silvio Meira (ISM), presidido pelo advogado e professor paraense André Meira, realizou, no último dia 12 e 13 de abril, o I Congresso Germano Brasileiro de Direito, em Frankfurt, na Alemanha, na Goethe Universität, com o tema “Amazônia, Sustentabilidade e a COP30 em Belém do Pará”.

Na sessão de abertura, o conclave contou com a presença do Embaixador e Consul Geral do Brasil em Frankfurt, Carlos Abdalla, da advogada Marilena Bacci, representando a Ordem dos Advogados de Frankfurt, do professor Marcelo Porto de Magalhães, vice-presidente da Phi Delta Phi em Frankfurt, bem como de diversas autoridades locais.

 

O grande evento contou com as conferências de juristas brasileiros, portugueses e alemães, como os advogados paraenses Clóvis Malcher Filho, Roberta Coelho de Souza, Raphael Medeiros, Antônio José de Mattos Neto, Paula Frassinetti Mattos, Paulo André Nassar, Ângela Serra Salles, do Secretário de Estado Jarbas Vasconcelos do Carmo e do diretor superintendente do SEBRAE/PA, Rubens Magno e da acadêmica de direito da UNAMA, Cerena Han.

Contou, ainda, com as conferências dos Desembargadores Adão Carvalho, presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, do Desembargador Rommel Araújo, atual diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amapá e do juiz de direito Diego Araujo, também do Tribunal de Justiça do Amapá. Da mesma forma, com a participação do Conselheiro e Ex-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, Mário de Mello, membro honorário da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA).

Os juristas Sidney Guerra, da UFRJ, Rui Badaró e Amina Welten Guerra, das Minas Gerais, Rodrigo Vaz Sampaio, da USP, do Brasil, bem como Maria José Sobreira e Ana Patrícia Freire, de Portugal, Manfred Rack, Gisela Puschmann, Paula Zombrano e Marcelo Porto de Magalhães, da Alemanha, são uns dos grandes nomes internacionais do evento.

A conferência magna de abertura foi proferida pelo presidente do ISM, André Meira, que traçou um paralelo da relação germanista da vida de Silvio Meira, enfatizando a inédita obra que o saudoso jurista paraense compara o Fausto, de Goethe, aos Lusíadas, de Camões. A conferência de encerramento foi do Ministro José Barroso Filho, do Superior Tribunal Militar (STM), que outorgou, de surpresa, uma medalha do STM ao presidente do ISM, André Meira, em forma de agradecimento.

Foi lançado, na abertura, a obra “Desafios atuais para a proteção dos direitos humanos: perspectivas brasileiras”, organizada pelos juristas Dinaldo Silva Júnior, Diego Moura de Araújo e Elena Martínez-Zaporta Aréchaga, em alemão, cuja nota de capa é do presidente do ISM, André Meira.

Foram entregues livros do acervo ISM à biblioteca da Universidade Goethe, bem a distribuição do Boletim Juridico do Instituto a todos os presentes.

Todo o congresso teve tradução simultânea do alemão – português – alemão, bem como ampla divulgação em toda comunidade acadêmica da Europa.

O congresso contou a correalização da Phi Delta Phi em Frankfurt, com o patrocínio diamante do Coelho de Souza advogados, do Sebrae Pará, da André Meira Advogados Associados; do patrocínio prata da Gama Malcher Advocacia, Antônio José Mattos Advocacia, Paula Frassinetti Mattos Advogadas, Meira & Meira Advogados e da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA). Contou, ainda, com o apoio institucional da Universidade da Amazônia (UNAMA), do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), do PPGD do Unicuritiba, do CEU LAW SCHOOL (SP), da Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ), do Instituto dos Advogados do Pará (IAP), do Figueira e Pereira Advogados e da Associação da Advocacia Paraense (AAPA).

Por: Assessoria ISM

COMPARTILHAR

Sobre isilviomeira

Veja também

ISM LANÇA 3 BOLETINS JURÍDICOS

O ISM lançou, nos últimos dias, três boletins jurídicos, de três Cátedras de Investigação Científica, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *