O ISM – Instituto Silvio Meira, presidido pelo advogado e professor André Meira, realizou, no último dia 27, o II Simpósio de Direito Amazônico, no moderno auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, sobre o tema “Amazônia, Sustentabilidade e a COP30”, com a presença de grande público acadêmico.
O conclave teve a parceria da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas, que trouxe quatro conferencistas, entre eles o jurista Júlio Antônio Lopes, presidente do silogeu, e Samuel Hannan, Ex-Governador do Amazonas. Diversos juristas do Pará também proferiram palestras, que teve a abertura magna do professor Wagner Menezes, doutor e livre docente da USP, presidente da Academia Brasileira de Direito Internacional.
Participaram da mesa oficial a Desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, o procurador geral de justiça do MPPA, promotor César Bechara Nader Mattar Jr, o advogado Bruno Coelho de Souza, presidente do IAP, o advogado Antônio José de Mattos Neto, representando a Academia Paraense de Letras Jurídicas, a advogada Bruna Koury, representando a Associação da Advocacia Paraense e a professora Betânia Fidaldo Arroyo, reitora da UNAMA, que recebeu, ainda, o Diploma Honorífico Augusto Meira pelos 10 anos do ISM.
Na cerimônia de abertura o presidente do ISM, André Meira, tomou posse como membro efetivo e perpétuo da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia.
O Instituto lançou, também, o I Congresso Germano Brasileiro de Direito, que será realizado nos dias 12 e 13 de abril de 2024, em Frankfurt, Alemanha, em parceria com a Universidade Goethe, sobre o tema “Amazônia e a COP30 em Belém do Pará”.