Através de um projeto de iniciativa do advogado e professor André Meira, presidente do Instituto Silvio Meira (ISM) e do Colégio de Presidentes das Academias Jurídicas do Brasil (COPAJUB), também titular da Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ) e ex-presidente da Academia Brasileira de Direito, será fundada, no próximo dia 28 de novembro (sexta-feira), às 19h30, no Teatro Liceu da Música de Bragança, a Academia Bragantina de Direito (ABD), o primeiro silogeu jurídico no interior da Amazônia, abrangendo toda a Região histórica do Caeté.
A sala da Academia será no campus da Universidade da Amazônia (UNAMA) de Bragança, com sessão de inauguração da Sede Oficial às 17h do dia 28/11, com a presença do corpo discente e docente, acompanhado da magnífica reitora Betânia Fidalgo Arroyo e demais autoridades.
A Academia Bragantina de Direito será composta no total de 40 cadeiras, acompanhando o rito francês, cada qual levando o nome de um patrono que passou pela região bragantina, resgatando a memória jurídica do interior. Na fundação, 20 juristas da região do Caeté tomarão posse como membros fundadores, recebendo, cada um, a veste talar, medalhão e diploma da Academia. O primeiro presidente empossado será o advogado Luís Henrique Brito Ferreira, de Bragança. Na ocasião, serão outorgados, ainda, diplomas de Membros Honorários da Academia a diversas personalidades.
A cerimônia será revestida de grande público, entre advogados, magistrados, promotores, procuradores de justiça, membros da defensoria, do poder executivo, legislativo, judiciário, professores, alunos, acadêmicos, políticos e sociedade em geral. Já confirmaram presença o Ministro do Turismo, Celso Sabino, os juristas Rita Cortez, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB Nacional), a instituição jurídica mais antiga do país, com sede no Rio de Janeiro, também presidente da Academia Carioca de Direito; Elizethe Lanzoni Alves, presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ); Júlio Antônio Lopes, vice-presidente da Academia Brasileira de Direito (ABD) e presidente em exercício da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA); Thadeu de Jesus e Silva, presidente da Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ); do Desembargador Ricardo Ferreira Nunes, do professores e acadêmicos Antônio José de Mattos Neto e Paula Frassinetti Mattos, titulares da Academia Paraense de Letras Jurídicas, a professora Ana Maria Barata, e tantos outros.
Após a cerimônia, será servido coquetel aos presentes, seguido de jantar festivo.
ISM – Instituto Silvio Meira ISM – Instituto Silvio Meira


