O Instituto Silvio Meira (ISM), presidido pelo advogado e professor André Meira, esteve presente na COP30, quando lançou a premiada reedição da trilogia de romances amazônicos, escrita por Silvio Meira nos anos 70, “Os Balateiros do Maicuru”, “Os Náufragos do Carnapijó” e “O Ouro do Jamanxim”, em parceria com a Editora do Senado Federal.
O lançamento realizou-se no dia 15 de novembro, na Zona Verde da COP30, no estande da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), e no dia 18 de novembro, na Zona Azul, no estande do Tribunal de Contas da União (TCU).
No lançamento, bastante prestigiado por estudantes, profissionais e autoridades, o Instituto foi representado pelo jovem estudante Leonardo Meira, bisneto de Silvio Meira, filho do presidente André, que proferiu brilhante conferência sobre as obras e sobre seu bisavô, com tarde de autógrafos.
Ainda, durante a COP30, o Instituto lançou edital para artigos à 7a edição da sua revista jurídica, o Digesto, a ser lançada em 2026, com a temática “Direito Ambiental: os desafios pós-COP30”, obra que homenageará o saudoso jurista Otávio Mendonça, grande advogado e professor da área ambiental. Os artigos podem ser enviados até 30/06/2026, com lançamento previsto para o segundo semestre do próximo ano.
ISM – Instituto Silvio Meira ISM – Instituto Silvio Meira


