Após a realização do XI Congresso em Lisboa (em abril) e do II Congresso na Alemanha (em junho), o Instituto Silvio Meira (ISM), que acaba de comemorar 12 anos de fundação, presidido pelo advogado e professor André Meira, realizou, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no ano do Jubileu da Igreja Católica, o VI Congresso Italo-Luso-Brasileiro de Direito, em Roma / Vaticano, na Itália, na Sala Pio XI do Palácio de San Calisto, em Trastevere, em mais uma parceria do ISM com a Pontifícia Academia da Santa Sé, que se consolida desde 2018.

Foto: Ascom/ISM
A edição deste ano teve como temática central “Os Novos Desafios do Direito de Família”, e reuniu uma grande comitiva de juristas brasileiros, portugueses e italianos, em uma homenagem a Luís da Câmara Cascudo, intelectual épico do Rio Grande do Norte.

A cerimônia de instalação do congresso contou com a presença de várias autoridades, entre elas o Embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, da jurista Rita Cortez, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, do Procurador-geral de Justiça do MPPA, Alexandre Tourinho, do professor Miguel Vidigal, presidente da União Brasileira de Juristas Católicos, do advogado Clóvis Malcher Filho, presidente da União de Juristas Católicos de Belém, entre outros.
Em sua fala, o Embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, convidou e confirmou a realização da VII edição do Congresso ISM, em 2026, na sede da Embaixada Brasileira, o Palácio Pamphilj, na Piazza Navona.
A conferência de abertura foi proferida pela jurista Camila Cascudo, presidente da Academia Potiguar de Direito (APD), e a conferência de encerramento pelo ex-Senador italiano Simone Pillon. Houve, ainda, visita oficial dos congressistas à Embaixada Brasileira na Itália, bem como, ainda, a audiência com o papa Leão XIV, na praça São Pedro.
Na ocasião do VI Congresso ISM de Roma, foi lançada a reedição do 8o livro de Silvio Meira, agora o “Curso de Direito Romano : História e Fontes”, bem como a 6a edição da Revista Jurídica do ISM, o “Digesto”, que homenageia o saudoso professor Egydio Salles Filho, em uma coletânea que versa sobre Direitos Humanos, ambos editados pela Editora Arraes/MG.
O conclave ISM de Roma tem a correalizacão do Instituto Ludovicus Câmara Cascudo e da Academia Potiguar de Direito (APD), do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB Nacional), a instituição jurídica mais antiga do país, da União Brasileira de Juristas Católicos (UBRAJUC), da União de Juristas Católicos de Belém (UJURCA), do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), da Associação dos Notários e Registradores do Pará (ANOREG PA) e do Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB); a parceria premium do Coelho de Souza Advogados, a parceria ouro da André Meira Advogados Associados, a parceria bronze da Meira & Meira Advogados, da Gama Malcher Advocacia, Diogo Pereira Advogados Associados, Andressa Frigo Pimenta Advogados, Fecomercio do Rio Grande do Norte e do Centro Universitário de Natal (UNIRN). Também, o apoio da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP), da Universidade da Amazônia (UNAMA), do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), da Associação da Advocacia Paraense (AAPA), do Colégio de Presidentes das Academias Jurídicas do Brasil (COPAJUB), da Academia Brasileira de Direito (ABD), da Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ), do Instituto dos Advogados do Pará (IAP) e da Rede de Estudos de Direitos Humanos na Transnacionalidade (REDHT).
O Instituto Silvio Meira (ISM), fundado em 13/09/2013, é declarado de utilidade pública municipal e estadual desde 2023, consagrado na Academia nacional e internacional, já tendo realizado mais de 20 congressos, simpósios e eventos no Brasil e na Europa, especialmente em Portugal, Alemanha, Itália, França e Suíça. Ainda, o Instituto já conta com mais de 30 obras jurídicas editadas com o selo ISM, entre revistas, boletins, reedições e outras. Em 2026, já tem na agenda o primeiro congresso nos Estados Unidos, na cidade de Orlando, na Flórida, no mês de abril.